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quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conhecendo as necessidades de seu filho de acordo com a faixa etária

Muitos pais passam por momentos de dúvidas em relação à educação dos filhos, principalmente em como e quando dar “limites”.
Talvez você já tenha se perguntado se o comportamento inadequado de seu filho tem haver com a idade, é falta de limites ou ainda se faz parte da personalidade dele.
A psicologia do desenvolvimento nos mostra que a criança tem necessidades diferentes em cada fase da vida e certos comportamentos que aparentemente possam parecer inadequados, é apenas um sinal de que estão crescendo.
Para que os pais possam sentir-e mais seguros e conscientes, vou descrever alguns comportamentos relativos a cada idade.
  • 2 anos – Não há conceito de mau e bom/ Não compreende o futuro e o passado, somente o presente/ É extremamente egoísta, não divide/ Estágio do “não”/ Brinca sozinha, não está interessada nos outros/ possessiva/ Imita/ crises de humor são freqüentes.
AOS PAIS: Estimule
  • 3 anos – Começa a brincar com os outros/ inicia o estágio do “porquê”/ Fantasias, imaginações/ quer chamar a atenção/ Falante.
AOS PAIS:  Ingresse a criança na escola e lhe dê oportunidades
  • 4 anos – Idade da experimentação de si próprio e dos outros/ Sociável/ dramático/ Não atende quando é chamada/ Idade do impossível, que aborrece muito os adultos
AOS PAIS:  Muita paciência vai passar
  • 5 anos – Mais sociável/ controle corporal/ barulhenta, vigorosa/ começa a entender o significado de certo e errado/ brinca com jogos de regras/ capacidade de atenção começa a aumentar
AOS PAIS: ensine a realidade quando ela se der conta dessa realidade, estimule a independência
  • 6 anos – Realidade e fantasia começam a tomar formas iniciando a aprendizagem do verdadeiro e da honestidade/ interesse em aprender/ tempo e distância ainda não são claros/ deseja crescer mas ainda quer ser bebê/ já  pode ter pequenas responsabilidades.
AOS PAIS: Ajude-o com a auto-estima, estimule a aprendizagem
  • 7 anos – Inicio do pensamento abstrato/ Dialoga bem/ Começa a defender-se e também aos demais/ espírito competitivo/ se interessa pelo que os outros pensam dela/ ligada no certo e errado.
AOS PAIS: Seja amigo da criança para que ela aprenda a ser amigável com você
  • 8 anos – Torna-se consciente do mundo adulto e tenta encontrar um lugar nele/ dependente da mãe/ ansiedades/ distrações/ muito contato físico/ adora colecionar/ gosta de estar em grupos.
AOS PAIS – Observem o crescimento e estimule com esportes, e jogos.
  • 9 anos – possuem idéias e interesses pessoais/ meninas mais calmas, meninos mais barulhentos/ desejam fazer bem feito/ inicia a critica aos adultos/ compreende a verdade/ metade criança e metade adulto, estão crescendo.
AOS PAIS:  Conviva com ela, é uma fase muito engraçada
  • 10 anos – leal aos amigos/ as meninas chamam atenção dos meninos, mas eles ainda não lhes dão atenção/ mudanças no corpo da menina/ inicio da rebeldia/ se fatigam muito, parecem preguiçosos.
AOS PAIS: Faça do lar um recanto agradável para as crianças e não encontrão problemas
  • 11 anos – argumenta sobre tudo/ culpa os outros/ idade mais difícil.
AOS PAIS: Ótima idade para acampar com o filho, fazer aventuras
  • 12 anos – mais feliz/ se preocupa com a aprovação dos pais/entusiástica/ muita energia/ ama tudo/nunca pode esperar
AOS PAIS: Se divirta com o início da adolescência
  • 13 anos – temperamental/ mais quieta/ necessita de privacidade/não se interessa por convidados/seletivos.
AOS PAIS: Não vasculhem seus segredos, mas esteja sempre por perto.
  • 14 anos – o temperamento muda de novo/rompantes de entusiasmo/ raramente encontram tempo para fazer tudo o que têm para fazer/pouca apreciação pelos pais (as piadas dos pais são horríveis, o carro da família é uma carroça e os pais são caipiras)
AOS PAIS:  Faça uma autoavaliação e lembre-se de que você também passou por essa fase.
  • 15 anos – Mais questionadores/ às vezes parecem cruéis com os pais/ se preocupam com a aparência visual e o vestuário
AOS PAIS:  Esteja sempre por perto, mas não invada
  • 16 anos – as coisas devem melhorar/ retorno à família/ volta da afeição aos pais/ ainda não tem muita responsabilidade.
AOS PAIS: Se as crianças foram criadas em uma boa atmosfera, com certeza irão tornar-se adultos felizes e responsáveis.

Um comentário:

  1. Prezada Dra. Beatriz.
    EM sua opinião a partir de quantos anos de idade uma criança pode ser acompanhada por psicologo ataves da LUDOTERAPIA e até onde vai o dever do profissional em emitir um laudo sobre o estado emocional da criança e as assertivas detectadas durante o processo terapeutico?

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